Steffany Dias 012.719

Resenha do capitulo I Educação e Tecnologias - O novo ritmo da informação.

       O uso do raciocínio tem garantido ao homem um processo crescente de inovações. A tecnologia é poder, desde os primórdios do tempo, o domínio de determinados tipos de tecnologias, assim como o domínio do conhecimento, distinguem a sociedade em si. Na pré-história o homem das cavernas contava somente com o raciocino para sobreviver, porém ao passar os anos o homem com sua criatividade inovou e fez engenhosidades significativas, que trouxe dor e caos, na época por serem usadas como armas, para adquirirem ainda mais poder sobre outros seres que ainda não tinham acesso a tal conhecimento. Com isso, surgiu a teoria em que quem tinha acesso a tecnologia e ao conhecimento era mais notável e rico, se tornando assim desenvolvidos e aqueles mais inacessíveis eram considerados subdesenvolvidos.
       A guerra fria veio com um salto na tecnologia, mudando o cenário e aumentando ainda mais o instinto de competição. Fato esse que atingiu a educação também, pois o mundo atualmente globalizado, é de total acesso a todo tipo de tecnologias, as pessoas estão devidamente ligadas a essa evolução, a classe jovem principalmente é alvo, de meios tecnológicos (internet, jogos). Desse modo a educação se enquadrou nesse contexto, definindo a sua colocação profissional, ou seja, a formação de um profissional tanto no médio, superior juntamente com o poder do conhecimento e da tecnologia, para terem uma posição ativa dentro do mundo globalizado. O meio social, foi um grande fator afetado também, a sociedade atualmente vê na tecnologia uma melhor qualidade de vida e as tem como meio de comunicação, lazer e trabalho, afinal, o mercado de trabalho veio se moldando conforme a evolução.
        Em todos os aspectos, a tecnologia é vista como meio, na fabricação de medicamentos, nos hospitais, nas ruas e até mesmo na nossa linguagem, que é algo descoberto pela inteligência humana e é visto como meio de comunicação entre pessoas diferentes, ao redor do mundo. O futuro é estudado constantemente e novas descobertas virão a cada dia. Chegaremos na era, em que as maquinas e robôs dominaram a sociedade e o mundo.

Ao ler o texto, o autor coloca a tecnologia como o centro de todas as coisas, e realmente a concepção da tecnologia é ser o centro. O mundo hoje é totalmente ligado ao meio tecnológico, é praticamente dependente, em diversos aspectos. A educação principalmente, por que é através dela que acarretamos o meio de trabalho, formando um profissional qualificado, a área da saúde, com sempre novas descobertas, o meio social. Nos dias de hoje, o ser humano é puro conhecimento (educação) e tecnologia, estão ligados e caminham lado a lado rumo a melhores condições de vida. Porém, a desigualdade como o autor mesmo disse, é algo notável desde a pré-história, os anos passaram mas as classes sociais, se mantiveram, os desenvolvidos e os subdesenvolvidos, os ricos e os pobres. É uma realidade que deve ser mudada, mas que sabemos que é constante.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gênero Textual Paródia