Emoções e Valores. pg 32 e 33!

Emoções e Valores

         O homem é um ser racional, porém pesquisas recentes tem demonstrado que isso não é verdade, pois o ser humano é principalmente emocional. Nos dias de hoje, casos em que uma pessoa prefere viajar milhares de quilômetros em perigosas rodovias, apenas pelo fato de ter medo de avião, isso é ser racional? É por essas e outras situações que o emocional ganha cada vez mais destaque.
       Sentimentos como raiva, amor, tristeza são sinônimos básicos de nossa vida, e quando misturados se transformam em emoções ainda mais complexa. Assim como nossos valores, que por sua vez, são divididos entre emoções disfóricas e eufóricas, o euforismo tendem a ser ligado aos valores, sendo amor, alegria. Afinal, ninguém planeja uma viagem de férias, para sentir-se triste ou ficar com raiva. O homem é o único animal que planeja o futuro, planejam o futuro sobretudo com suas emoções. A maior parte delas eufóricas, porém, emoções disfóricas como o medo, as vezes fazem com que o homem de recolha, e se mantenha inseguro e resistente a mudanças.
         Há a existência de valores ligados ao útil e ao sensível. Útil seria dinheiro, automóvel, comida, ações do nosso dia a dia. Sensíveis, seria ao ouvir uma musica, assistir um jogo, possuir joias e carros caros, ações que tragam emoções de prazer, superioridade, sensações diferenciadas. Valores podem ser concretos e ao mesmo tempo abstratos, como explicar o sentimento de amizade, justiça, honestidade, que são tanto uteis como sensíveis. Sabemos lidar com a pessoa, um grupo, um interlocutor, através de seus valores e emoções, são elas que guiam o ser humano, nas escolhas e no modo que levam a vida.
 
Steffany Dias 012.719
Maria Tereza 012.720
Ana Gabriela 012.763

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gênero Textual Paródia